A Regional de Saúde coloca Conceição das Pedras em estado de alerta para DENGUE, zika e chikungunya

Secretaria da Saúde 08/01/2018

A Regional de Saúde notifica a Secretaria Municipal de Saúde que a partir do mês de janeiro, após análise de água enviada, nosso Município passa a ser infestado para o risco de dengue.

A constatação da presença do mosquito transmissor, mas ainda não infectado, colocou nosso município em risco iminente para o surto.

Fica aqui nosso PEDIDO vamos todos COMBATER a larva do mosquito e ficar alerta ao sintoma da dengue.

Não acumule lixo e não deixe agua parada.

Saiba como reconhecer precocemente os sintomas da doença em adultos.
Fase inicial febril - 1° e 2° dia
      Sintomas:

• Febre acima de 38°C
  • Artralgia (dores articulares)
  • Mialgia (dores musculares)
  • Dor de cabeça e dor retrorbitária (atrás dos olhos)
  • Manchas vermelhas no corpo
  • Diarreia

Fase crítica - 3° ao 7° dia
     Nessa fase ocorre a redução da febre (defervescência) e a evolução para a recuperação, ou podem surgir os sinais de alarme  de choque e hemorragia.
      Sinais de alarme:

• Extremidades e pele frias
  • Dor abdominal
  • Vômitos
  • Queda da pressão e pulso fraco
  • Estreitamento do intervalo da pressão arterial (< 20mmhg)
  • Falta de ar e dor no peito
  • Tontura
  • Queda importante das plaquetas

Recomendações

• Evite regiões com grande número de casos.
  • Use repelente de inseto preferencialmente a base de icaridina (exposis) são os mais eficazes.
  • Use roupas que cobrem a maior parte da pele (calças e mangas longas)
  • Tome líquidos em grande quantidade.
  • Não use ácido acetil salicílico e antiinflamtórios não esteroides.
  • Use dipirona ou paracetamol (menos que 4 g ao dia).
  • Se você usa anticoagulantes como warfarina (marevan, coumadin), rivaroxaban (xarelto), dabigratan (pradaxa) ligue para o seu médico.
  • Ao suspeitar do diagnóstico procure rapidamenteo médico para um diagnóstico correto e acompanhamento e cuidado precoce das formas graves.